Pular para o conteúdo

Fascíte Plantar e Esporão de Calcâneo: Dor logo pela manhã, isso tem que acabar!

07/04/2011

“Sempre quando acordo, ao colocar os pés no chão, sinto uma dor horrível na parte de baixo do pé”. Muitas vezes o terapeuta ouve essa frase em seu consultório ou clínica e trata-se de um sintoma clássico da fascíte plantar (FP) que é uma síndrome degenerativa da fáscia plantar ou aponeurose plantar decorrente de microtraumatismos de repetição na origem da fáscia.

- INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA

Atingindo cerca de 10% da população em algum momento da vida e prevalecendo em mulheres obesas na idade do climatério, a fascíte plantar pode ser incapacitante e muito dolorosa.

- CAUSAS

Para entender a causa da fascíte plantar, precisamos entender a anatomia da região plantar do pé.

 As forças compressivas na origem da fáscia (calcâneo) fazem com que aconteçam microrupturas causando inflamação, que é acelerada pela falta de flexibilidade no tendão do calcâneo, excesso de treino, fadiga, etc…

- ESPORÃO DE CALCÂNEO OU CALCANEAR

Geralmente essa fascíte ou fasceíte pode vir acompanhada por um esporão de calcâneo que é uma proeminência óssea formada na base do calcâneo mais precisamente por uma calcificação da origem no flexor curto dos dedos na tubérculo medial do calcâneo.

É importante ressaltar que o esporão não é uma causa de fascíte plantar, já que ele está em um tendão muscular adjacente a fáscia. O que pode acontecer é ter um aumento da área de contato naquela região no momento do apoio da marcha.

Essa dor no calcanhar, geralmente mais na parte medial, não necessariamente só aparece no primeiro apoio matinal, ela só é mais freqüente por causa do tempo que ficamos deitados na parte da noite. Essa mesma dor pode aparecer em qualquer momento de relaxamento que tivermos, em qualquer hora do dia.

Outro fator que pode vir associado, é um pinçamento do nervo plantar medial com todas as suas repercurssões.

Compressão do Nervo Plantar Medial

- TRATAMENTOS CONSERVADORES

O tratamento com Fisioterapia, meios analgésicos e medicamentos é suficiente na Fáscia Plantar, lembrando que a recuperação é lenta (cerca de até 18 meses). Algumas orientações domiciliares podem ser seguidas para minimizar a dor e a inflamação e ajudar no tratamento da fascíte.

- ORIENTAÇÕES DOMICILIARES

Vou abordar alguns alongamentos simples da aponeurose plantar e da “panturrilha” que podem ajudar a fisioterapia:

- Alongamento de “Panturrilha”

- Alongamento de Fáscia Plantar

- Alongamento de Fáscia e “panturrilha” com a faixa ou toalha

- Movimentos de Rolamento com a bolinha

- ALGUNS OUTROS TRATAMENTOS:

Bandagem Funcional

Kinesio Taping

Órteses

Calcanheira de Silicone

Palmilha de Silicone

Órtese Noturna

Cirurgias

Existe a raspagem do esporão para que diminua a área de contato melhorando a dor, mas não é garantia de cura, já que a fascíte é causada por uma deficiência ou alteração biomecânica.

Raspagem do Esporão

Esta matéria é apenas uma forma de informar ou orientar o paciente sobre fascíte e esporão calcanear. O importante sempre é procurar um profissional especializado para começar um tratamento. Espero ter ajudado.

Grande abraço,

Dr. Dalmo Dias

Crefito 2 /Nº132195-F

107 Comentários leave one →
  1. 20/07/2011 17:53

    Já que o esporão é um indício de traumas repetidos, como achar a causa dessa formação óssea, e qual seria o tratamento a ser escolhido???? Atenciosamente Igor. Crefito 2 54009/F

    • 20/07/2011 23:58

      Olá Dr. Igor, obrigado por perguntar. O esporão acomete o tendão flexor curto dos dedos e geralmente acontece pelo aumento da tensão desse músculo. Precisamos avaliar a marcha do paciente, principalmente do contato com o solo, além de identificar a utilização de salto alto acima de 3 a 4 cm… É importante lembrar que não é o esporão que causa a dor e sim a inflamação do tendão com o aumento da área de contato e/ou o aumento de peso do paciente.Qualquer pessoa pode ter o esporão assintomático, até porque essa calcificação não acontece da noite para o dia.

      Em relação ao tratamento, o mesmo é realizado a base de AINH e Fisioterapia conservadora para retirada do quadro álgico e inflamatório. Também utilizo Bandagem Funcional para desportistas e realizo alongamentos / relaxamentos dos tendões flexores dos dedos e do tendão calcanear e mobilização de calcâneo.

      Tenho tido um resultado muito bom com essa conduta, mas lembre-se que cada organismo é diferente e não existe uma receita de bolo.

      Espero ter ajudado.

      Abçs

      Dalmo Dias

  2. 30/08/2011 16:18

    ola, tenho 54 anos e pratico futebal 3 a4 veses por semana mas com muita dor no tendao aquiles,por causa do esporao,passei no ortopedista ele me receitou arcoxia 90 mg de 14 comprimudo sera que derei bom resultado…

  3. Vânia Nogueira Link Permanente
    01/11/2011 23:33

    Dr. Dalmo, estou sofrendo c/ um esporão no pé esquerdo. Fiz 20 sessões de fisioterapia, a dor parou por algum tempo. Depois de alguns meses voltou a dor e tbm uma dor forte na perna direita, segundo o médico, é o nervo siático. Vou reiniciar a fisioterapia. Gostaria de saber se existe outros recursos p/ cessar essa dor. Estou acima do meu peso ideal e nem posso fazer caminhadas .Aguardo sua orientacão.

    • 02/11/2011 8:47

      Olá Vania,

      obrigado por perguntar. Bem, o tratamento do esporão de calcâneo é bem demorado, em torno de até 8 meses. O esporão não deixou de existir e nem deixará, a não ser que você faça uma cirurgia (na minha opinião não recomendada). O que deixou de existir nas primeiras 20 sessões, foi a inflamação causada pelo atrito do osso no tendão do músculo. Te aconselho a continuar com a Fisioterapia durante bastante tempo para cessar de vez a inflamação. Em relação a dor no nervo ciático, o ideal primeiramente é perder peso (serve para o esporão também) e depois procurar a causa do problema (compressão do nervo em algum local, como coluna, glúteo), um exame interessante para diagnosticar isso é a ressonância magnética. Depois de diagnosticado, procure um neurologista e parta para sessões de Fisioterapia com algum fisioterapeuta que faça Mobilização Neural (para tirar a compressão e melhorar o deslizamento do nervo). Assim, com certeza você terá uma qualidade de vida bem melhor. Espero ter ajudado! FT. Dalmo Dias

  4. Claudio de C. Lopes Link Permanente
    03/11/2011 16:44

    Caro Dr. Dalmo, primeiramente quero agradecer os esclarecimentos lúdicos e claros a cercado assunto. Gostaria de saber se o Dr. conhece ou guarda alguma impressão sobre a técnica de Ortotripsia, que é o tratamento que consiste na emissão de ondas de alta energia no local lesionado. Tenho pesquisado a cerca do assunto e os resultados estatísticos apresentados são muito bons, cerca de 80% de melhoras! Isto procede? Desde já agradeço sua atenção e vai aqui o meu muito obrigado.

    • 09/12/2011 23:28

      OLá Claudio, desculpe a demora, estava muito atarefado agora no final do mês. Não conheço essa técnica informada, mas sabendo que existe, vou estudar a mesma para indicar aos meus pacientes. Obrigado, FT. Dalmo Dias

  5. Fabiana Link Permanente
    09/12/2011 20:43

    Drº Dalmo, meu nome é Fabiana, sinto uma dor insuportável no peito do pé. Dor essa que às vezes nem consigo pisar direito no chão. Já fiz até algumas pesquisa, mas, só consigo ouvir falar da dor no pé no calcanhar, mas a minha dor é logo abaixo dos dedos, no peito do pé mesmo. O Drº poderia me dá alguma explicação sobre isso? Muito obrigada.

    • 09/12/2011 23:32

      Olá Fabiana, obrigado por perguntar aqui no Blog. Quando você fala peito do pé, dá a impressão de ser na parte de cima do pé, mas acredito que seja no ante pé (parte da frente), mas na sola, por baixo. Existem vários músculos e ossos que compõem essa parte do nosso pé, e essa dor pode ser relacionada a alguma artrose ou até lesão por esforço repetitivo. Não sei a sua história clínica, nem sua história de vida, então infelizmente não posso dar minha opinião. Só posso te orientar a procurar um ortopedista e lhe solicitar uma Ressonância Nuclear Magnética e depois começar o tratamento precocemente com um fisioterapeuta de sua confiança. Precisando estou a disposição. Grande abraço, FT. Dalmo Dias

  6. 15/12/2011 19:33

    Olá dr Dalmo. A alguns meses tenho sentido uma forte dor na sola dos pés e isso intensifica pela manhã, porém já procurei um monte de ortopedistas e já troquei colchão, sapatoas para ortopédicos, já estou fazendo pilates e não vejo melhoras. O que posso fazer?

    • 19/12/2011 17:12

      Olá Cris, obrigado por perguntar e desculpe a demora. Seu quadro está muito semelhante ao de Fasciíte Plantar, pois a maior dor é justamente no primeiro toque do pé no chão pela manhã, ou até depois de um período grande de descanso. Te aconselho procurar um bom ortopedista para lhe passar a medicação adequada e um bom fisioterapeuta que faça a fisioterapia manual adequada. Na fasciíte plantar o ideal é bastante alongamento da fáscia plantar. Outra patologia que pode ser é o esporão de calcâneo, já que você não especificou onde é sua dor. O tratamento também é demorado e consiste em bastante fisioterapia. Espero ter ajudado. Ft. Dalmo Dias

  7. Elizabeth Link Permanente
    20/12/2011 22:58

    Olá Dr.Dalmo, estou tratando de esporão nos calcaneos D/E, medicamentoso, com antiflamatórios, porém não estou tendo resultados, tenho dor durante todo o dia, sempre quando tenho que apoiar os pés, o direito doe mais que o esquerdo, meu médico opnou em fazer apenas com o medicamento, como eu poderia ajudar o tto. Elizabeth

    • 21/12/2011 13:37

      Olá Elizabeth, obrigado por perguntar. Sinceramente não conheço alguém que fique completamente curado de esporão somente com remédios. A medicação é ótima para combater a inflamação, mas sem a fisioterapia fica difícil, pois ela que trata a parte física e resolve talvez a causa primária que leva ao encurtamento do tendão (e este começa a formar o esporão). Te oriento a procurar um bom fisioterapeuta e realizar todas as orientações domiciliares da maneira que ele falar. O tratamento é um pouco longo. Espero ter ajudado. Ft. Dalmo Dias

  8. 05/01/2012 10:12

    ola tudo bem .eu pesava 187 kilo e nao tinha nada faz 5 ans que operei o estomago .agora to fazendo as plasticas reparadoras.de um tempo de 5 meses para ca venha tendo muitas dores.de manha quando eu ia trabalhar .esta semana eu fui no pronto socorro e fiz um raio x.deu esporao no calcanêo .o medico passou em remedio e muitos alongamentos so que o problema nao tenho tempo para todos o que ele passou .to tomando os remedio mais nada passar a dor .e junto tenho relmatinos eu acho pois a minha mao fica enchada de noite e quando eu acordo e cosar muito ja operei o punho do nervo do carpo.me da uma luz obrigadoha tenho 35 ans

    • 13/01/2012 15:39

      Olá Cristiane, obrigado por perguntar. Bem, o seu caso é bem clássico pelo excesso de peso. O esporão na verdade foi se formando com o tempo e já estava lá inclusive quando você tinha mais peso, só que agora acabou inflamando as estruturas ao redor dele e você precisa cuidar dessa inflamação. O ideal é tomar o medicamento junto com a Fisioterapia. Um tratamento de esporão pode durar em torno de 8 meses de fisioterapia. Te aconselho procurar um reumatologista e realizar alguns exames e logo após começar o tratamento urgente. Espero ter ajudado. Ft. Dalmo Dias

  9. 13/01/2012 15:00

    OI, DR. Dalmo, tive um entorse no tornozelo direito, ah mais ou men os 1 mes e meio os medicos falaram que rompi dois ligamentos, e me encaminharam para fisioterapia, mas depois que comecei fazer fisioterapia começou a doer muito o meu calcanhar a ponto de eu nem conseguir colocar o pe no chao, ja fiz 5 sessoes de fisioterapia ,essa dor e normal ou tenho que me consultar com um podologo, poderia tomar algo que diminuisse a dor?

    • 13/01/2012 15:27

      Olá Cintia, obrigado por perguntar. Você não especificou qual calcanhar que dói, se é o que rompeu os ligamentos ou o outro. Geralmente não ocorre esse problema, até porque você fica sem colocar peso no pé torcido. Em relação a remédio, te oriento a procurar um médico, inclusive para realizar algum exame que diagnostique de onde está partindo essa dor no calcanhar. Você pode também procurar um fisioterapeuta que trate com terapia manual. Espero ter ajudado. Ft. Dalmo Dias

  10. 14/01/2012 0:50

    Olá Dr. Dalmo, preciso urgente de uma direcao…estou grávida e nao posso fazer RX ou Ressonancia, porém esta dor me persegue há anos e agora intesificou. Minha dor comeca se fico mais que 15min em pé ou pela manha, daí se alastra pela perna esquerda(somente o lado esquerdo, nunca o direito) e a sensacao é como se tivesse pus em toda sua extensao e chega atingir o braco(estou com dores horríveis agora). A sensacao é como se o sangue nao conseguisse passar, pois, sinto como flechadas, é como se estivesse entupido…Isso tem a ver com fasceite ou pode ser outra coisa???
    Muito obg pelo esclarecimento.

  11. 14/01/2012 0:55

    OBS:
    Nao se atente á gestacao, pois já tive crises piores!! Tb esquecí de comentar, tenho dores nas costas…comeca pelo pé esquerdo e se alastra até a cervical…nao consigo dormir com tanta dor e nada alivia, apenas quando aperto a regiao do calcanhar e pressiono com mta forca, entao esta sinapse dolorosa cessa por instantes!!!

    • 26/01/2012 21:06

      Olá Dany, boa noite!

      Obrigado por perguntar. Nunca tive relatos dos pacientes que atendi e atendo de Fascíite Plantar ou Esporão de dor subindo pela perna. Geralmente a dor se mantém na parte de baixo do pé em pontos específicos. Seria interessante você realizar algum exame físico no médico (Neurologista e Ortopedista) que pode te informar bastante coisa. Não entendi se sua dor sobe pela panturrilha, caso aconteça, pode ser verificado com um angiologista se existe algum problema circulatório. A dor na Cervical irradiando pro braço pode ser uma Cervicobraquialgia. O próprio neuro ou traumato-ortopedista em conjunto com seu obstetra pode te orientar melhor e passar uma medicação específica.

      Espero ter ajudado.

      Ft. Dalmo Dias

  12. EDUARDO FABIANO SOARES Link Permanente
    25/01/2012 20:15

    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelos esclarecimentos, tenho 44 anos e jogo futebol aos domingos. Nunca havia sentido nenhuma dor no calcanhar, tem uns 12 dias que apareceu a dor descrita em seus esclarecimentos, após 5 dias dessa dor, procurei orientação médica (emergência) e foi diagnosticado “Calcificação na inserção do tendão de Aquiles e fáscia plantar – Esporão no Calcaneo”. No atendimento foi receitado a “NIMESULIDA 100 mg”, porém este não reduz a dor.~
    Não tenho disponibilidade para tratamentos demorados, gostaria de sua opinião sobre a cirurgia, onde fazer, terá cura? qual outra solução?

    Deste já agradeço,

    • 26/01/2012 20:59

      Olá Eduardo, boa noite!

      Obrigado por perguntar. Veja bem, eu não acredito muito em Nimesulida para resolver o seu problema (essa é uma opinião pessoal), sugiro que procure um profissional Reumatologista para que o mesmo possa prescrever uma medicação mais específica para esta patologia. Em relação a cirurgia, trata-se de uma raspagem, porém o pós operatório é bem chatinho pois você não pode colocar o pé no chão durante algum tempo. Não tenho muita experiência com cirurgia, então não posso te sugerir algum lugar. A única coisa que posso falar, é que o tratamento deve ser a base de medicamento e muita fisioterapia, muita mesmo. O esporão vai continuar lá, mas a inflamação vai passar.

      Em nenhum momento você mencionou o seu peso, mas se você estiver com sobrepeso, também deve emagrecer… As orientações domiciliares também devem ser seguidas assim como você escova os dentes todos os dias.

      Enfim, procure um reumatologista, depois um bom Fisioterapeuta que você voltará a jogar sua bolinha. Espero ter ajudado.

      Ft. Dalmo Dias

      • EDUARDO FABIANO SOARES Link Permanente
        30/01/2012 20:12

        Agradeço sua orientação. Gostaria que falasse sobre “Terapia por Ondas de Choque” – para Esporão de Calcaneo, já existente no Centro de Reumatologia e Ortopedia de Botafogo.

        Como funciona? qual a possibilidade de sucesso?

        Sobre meu peso, tenho 79 kg e 1.75 cm.

        Mais uma vez agradeço,

        Eduardo Soares

      • 11/03/2012 15:51

        Olá Eduardo, realmente você não está com sobrepeso a princípio. Está até com um peso bom. Não tenho conhecimento desse tipo de tratamento, já que trabalho muito com terapia manual e pouco aparelho. Um abraço! Ft. Dalmo Dias

  13. 29/01/2012 10:44

    Fabiana! O Dr, Dalmo não entendeu o seu problema que é realmente no peito do pé, próximo aos dedos, não é mesmo? Eu sei, porque também tive esse problema. Era uma bursite, ou seja, uma inflamação da bursa, logo abaixo dos dedos do meio. Parece que a bursa enche de líquido e é isso que provoca a dor e o inchaço. Precisei fazer uma ultrassonografia para descobrir. Além da bursite, tinha também uma celullite nos pés!

  14. 29/01/2012 10:47

    Dr. Dalmo, porque os médicos são tão resistentes em indicar uma fisioterapia aos pacientes? Estive em ortopedistas e reumatologistas por conta de uma fascite plantar e fibromialgia, mas nenhum deles indicou fisioterapia. É puro descrédito e preconceito?

    • 11/03/2012 15:49

      Olá Tuta, realmente já ouvi pacientes falarem que os médicos são um pouco resistentes a passar fisioterapia por puro desconhecimento da profissão, porém o que eu mais escuto é que os médicos hoje em dia, preferem o tratamento conservador sem remédio e com fisioterapia a passar muitos remédios e operar. Muitas vezes em meu consultório, me vejo obrigado a solicitar que o paciente retorne no médico para solicitar uma medicação, para então potencializar o efeito da fisioterapia. Espero ter ajudado! Ft. Dalmo Dias

  15. M.Martins Link Permanente
    21/02/2012 14:42

    Tenho fascite e esporãoo de calcanho, diagnosticados. E para completar o quadro, joante. Um transtorno. Já fiz fisioterapia, sem resultado. Tomei antiflamatórios, que apenas aliviaram. Terminei fazendo uma infiltração(pé esquerdo). Apesar da dor o alívio foi enorme. Momentaneo. As dores estão voltando. Os alongamentos propostos são alentadores. Tenho tentado fazê-los, mas a dor, em menor escala, se manifesta. Sapatos com salto médio, estilo anabela, em númeração maior, para garantir o mínimo de alívio do joanete do pé esquerdo(mais elevado) e calqueira de silicone no pé direito para o calçado não sair do pé, tem me garantido a sobrvivência profissional e social. Rasteiras, sapatilhas, saltos finos, bicos alongados. Esse tipo de luxo fui obrigada a abolir.

    • 11/03/2012 15:58

      Olá Meg, obrigado pela sua declaração. É importante para outras pessoas saberem que não estão sozinhas. Em relação a Fisioterapia, o tratamento é bem longo e gosto muito de fazê-lo associado a uma medicação. Dessa forma tenho obtido bons resultados. Espero ter ajudado. Ft. Dalmo Dias

  16. gilceli Link Permanente
    09/03/2012 19:16

    tive um entorse no tornozelo direito a 5 meses fiquei com o pe engessado durante um mes depois fiz fisioterapia a dor diminuiu bastante mas quando ando um pouco meu pe fica inchado fiz radiografia novamente e o laudo veio que tenho exporao plantar do calcaneo e aumento das partes moles que devo fazer desde ja obrigada

    • 11/03/2012 16:02

      Olá Celi, isso é mais comum do que você imagina. O esporão está ali há algum tempo, ele não apareceu agora, já que é uma deposição de cálcio que “vai ocorrendo” durante a vida em algumas pessoas. A dor só existe por causa da inflamação das partes moles onde o esporão “pinça”. Te oriento a procurar um bom reumatologista e seguir o tratamento medicamentoso e fisioterapêutico (que é um pouco longo). Acredito em uma melhora considerável e talvez plena. Ft. Dalmo Dias

  17. neusa doniseti mauricio Link Permanente
    11/03/2012 0:58

    tenho uma dor na sola do de um pé,no mesmo pé no calcanhar mas atrás estáaté mais alto,dói tanto que não consigo causar um sapato,quando acordo que coloco o ´pe no chão que dor,isto seria esporão,tem cura

    • 11/03/2012 16:07

      Olá Neusa, obrigado por perguntar e compartilhar com todos seu problema. Pelas suas informações, realmente parece esporão, porém também pode ser fascite plantar que é bem parecida (inflamação na fascia do pé). Como já está tomando remédio, acredito que já deve ter sido diagnosticado por um médico. Pela experiência que tenho como fisioterapeuta em meu consultório, não vejo muito resultado com paracetamol. Se o médico lhe passou, deve ter os motivos dele. De repente procurando um outro reumatologista e um bom fisioterapeuta que trabalhe com terapia manual, associada a aparelhos anti-inflamatórios seja a solução. Ft. Dalmo Dias

  18. neusa doniseti mauricio Link Permanente
    11/03/2012 1:01

    estou tomando o paracetamol500 mas não para a dor,quanto tempo eu posso tomar este remedio ,comprei a palmila de silicone,mas continua doendo

  19. 22/03/2012 11:15

    oi Dr., tem quase 2 meses que estou sentindo fortes dores embaixo do pé,que nao consigo ficar em pé direito ,agora é dor dia e noite sem parar e quando acordo mal consigo andar de tanta dor,tem 6 meses que estou trabalhando fico da 13:oo ás 21:00 em pé o tempo todo,to trabalhando sem poder ,por que preciso muito, embaixo do meu pé tem uns quinze dias que está inchado e nao quer voltar ao normal tirei raio-x e o clinico me disse que é começo de esporao,e tenho consulta com ortopedista só dia 30,mas nao to aguentando mais de tanta dor ,eu queria saber se eu posso continuar trabalhando ou se isso vai piorar minha situaçao me responda por favor,obrigado.

    • 01/04/2012 11:05

      Olá Jucimara, obrigado por perguntar e desculpe a demora. Eu estou abrindo um espaço de Pilates em minha clínica e está uma loucura. Vamos lá, você já deve inclusive ter ido agora dia 30 no seu médico, mas posso te falar que o fato de você trabalhar em pé é sim um fator responsável por perpetuar a sua dor. Como um atleta, o ideal durante o tratamento é parar as atividades que sejam perpetuantes dessa dor e realizar o tratamento. Te oriento a conversar com o seu gestor sobre a possibilidade de colocar um local para você sentar se possível e durante o trabalho ter pausas para realizar alguns alongamentos propostos nesse post. Dê notícias. Espero ter ajudado, Ft. Dalmo Dias

  20. Andrea Miti Link Permanente
    01/04/2012 0:08

    Dr Dalmo eu corria e agora estou parada por conta do esporão há 6 meses já fiz mais de 30 sessões de fisioterapia,cerca de3x por semana, com os aparelhos (ultrassom, laser, ondas curtas…) e muito exercício para fortalecimento da panturrilha, pés e alongamento e continuo fazendo, tb comecei uma terapia com osteopata, tive uma melhora de uns 90%, pq ainda sinto dor levantar, após caminhar em um supermercado por ex, uso palmilha de gel, só não tomei antiinflamtório para não mascarar a dor( embora o ortopedista tenha mandado). Porém agora li que vc indica procurar um reumatologista, será que seria o caso
    Eu procurar um? E o tratamento que estou fazendo parece correto? Será possível voltar a correr ou estou perdendo tempo e $ ? Grata

    • 01/04/2012 11:00

      Olá Andrea, realmente o seu tratamento parece ser o correto de acordo com os últimos artigos científicos. O tratamento realmente é muito logo, cerca de 8 meses, porém o importante é saber do que se trata o esporão. Você pra sempre terá esse prolongamento ósseo (a não ser que faça raspagem) que acompanha a origem do Flexor Curto dos dedos (músculo que faz a flexão dos dedo do pé). A dor acontece porque esse prolongamento pinça essa estrutura mole do pé, causando por repetição uma inflamação. Quando eu oriento procurar um Reumatologista, falo por entender uma diferença simples entre os dois profissionais. O traumato-ortopedista como o nome já diz, trabalha com trauma, já o reumatologista cuida de pessoas com doenças reumáticas, idiopáticas (sem causa conhecida) e lesões por repetição que geram algum tipo de inflamação, entre outras. Ele pode inclusive pedir um exame para verificar seu fator reumatóide através de um exame de sangue. Acho importante consultar um médico e utilizar em conjunto com a Fisioterapia, a medicação que o mesmo prescrever, pois ela potencializará a fisioterapia e vice-versa. O remédio não mascara a dor somente, ele age “lutando” contra as células inflamatórias, não permitindo sua multiplicação.

      É muito importante realizar os alongamentos corretos e bastante relaxamento da fáscia plantar. Com esses tratamentos acredito que você voltará a correr, melhorará seu tempo e sua qualidade de vida. Espero ter ajudado, Ft. Dalmo Dias

  21. Viviane Link Permanente
    27/04/2012 16:10

    Olá Dr. Dalmo! Primeiramente parabéns pela clareza em suas respostas. Também sou fisioterapeuta, mas minha especialização é em neurologia, fisioterapia escolar e desenvolvimento neuropsicomotor… rs… bem longe de ortopedia, como pode ver! Contudo, tenho uma prima com fascíte e esporão calcâneo, além de uma provável tendinite do tendão calcâneo, e estou tentando ajudá-la. Orientei-a quanto aos alongamentos e relaxamento da fáscia, e inicamos ontem um acompanhamento mais próximo (irei atendê-la pelo menos duas vezes por semana). Como ela já tomou muitos medicamentos antiinflamatórios por conta própria, o médico não permitiu que ela fizesse uso de mais nenhum… gelo e sprays tópicos ajudariam, estou certa? Também pensei em utilizar o TENS, uma vez que as dores estão bem agudas e a tem incomodado sobremaneira. Ontem mesmo já testei a bandagem funcional, acho que trará bons resultados também. Gostaria de saber sua opinião quanto aos meus procedimentos… Ah, mais uma dúvida! Ela está bem acima do peso, sabe que precisa emagrecer, mas não sei se ela o fará, entende? Rs… mesmo com o tratamento prolongado e correto, cessando a inflamação, se ela se mantiver nesse peso é bem provável que a inflamação volte, não? Muito obrigada!

  22. 19/06/2012 20:34

    D.r Dalmo dias

    descubri q tenho esporão mas deixei passar porque ñ sabia para mim era uma dor qualquer e agora ja cinto dor em tres partes da sola do pé, e trabalho em obra[construção civil] tenho como curar isso sem parar de trabalhar; como?

  23. 26/06/2012 18:03

    acabei de pegar o raio x dos meus pés e comparando com o seu percebi que tenho esporão de calcâneo.Todos esses argumentos estão encaixando no meu caso, que é dores ao levantar e por vezes lateja na parte inferior do pé.

    • 05/08/2012 9:24

      Oi eu tive ( tenho) fascite plantar, pq eu acho quem tem nunca deixará de ter. Fiz 7 meses de fisioterapia, teve períodos de 3 vezes por semana. Fiz um palmilha personalizada e finalmente me livrei das dores diárias ( Nao só ao acordar) Hj já voltei a correr mas em volume bem mais reduzido. A Fasceite ainda existe sei que esta lá, por isso sigo fazendo todos os exercícios de fortalecimento e alongamento que o fisioterapeuta me indicou x3 por semana. Para lidar com ela precisa ter muiiita perseverança! Espero ter ajudado!

  24. Andreza Alessandra Link Permanente
    18/07/2012 17:29

    Dr. Dalmo, olá. Preciso saber se existe algum tipo ou linha de calçados que dispensem o uso da palmilha, próprios para quem tem o esporão (esse é meu caso!), pois é muito complicado o uso da palmilha. Minha vida é um muito corrida e o uso da palmilha complica um pouco. Desde já agradeço.

  25. 19/07/2012 11:04

    olá Dr..Dalmo,minha mãe está com 84anos e tem esporão de calcaneo e por algum tempo fez fisioterapia,mas ela se queixa de dor por toda extensão da parte lateral da perna subindo para parte posterior da coxa e isso é somente o esporão ou pode ser ligamento,nervo…?!pois apesar disso ter sugido de “um pulo” que ela deu,n se ver no raio x fraturas nem entorse,fora que o tornozelo doi muito tbm,espero que tenha entendido.

    • 03/09/2012 23:37

      Olá Cris, primeiro peço desculpas pelo tempo na resposta de sua pergunta. Não estava com muito tempo (abrimos um estúdio de Pilates) e deixei um pouco de lado o blog. Bem, essa dor é muito característica de dor neural (nervo ciático). Procure um neurologista e informe os sintomas que sua mãe tem sentido.

      Isso pode ter aparecido pela forma geralmente indevida que os pacientes pisam para se defender da dor. Pisando torto, geralmente a descarga de peso será errada em nossa coluna, consequentemente ela pode ter um desvio que está comprimindo o nervo.

      Espero ter ajudado

      Ft. Dalmo Dias

  26. irlanda Link Permanente
    30/08/2012 13:52

    boa tarde Dr:Dalmo, venho através deste lhe agradecer pelas informações sobre o esporão, hoje descobri que estou com o mesmo após uma jornada de mais de um ano de dores intensas no pé esquerdo que devido a demora criou também no direito, estou apavorada porque peso 86quilos e tenho 1.58m, estou muito triste, mas mais aliviada após ter lido suas explicações sinto também uma pouco de compressão no pescoço que vai ate o meio das costas tem dias que tenho muita dificuldade de alinhamento para assim poder caminhar colocar o pé no chão nem pensa, gostaria de saber se esse problema pode vir a causar lesão na coluna? obrigada; que seja abençoado saiba que esta ajudando muitas pessoas.

    • 03/09/2012 23:28

      Olá Irlanda, obrigado pelos elogios, eu tento fazer o possível. Em relação a sua pergunta, acredito que pela pisada antálgica (defesa da dor), pode com o tempo desenvolver algum desvio na coluna, mas não acredito em algo grave ou que você deva se preocupar.

      No momento ficaria mais preocupado com o seu peso em relação a sua altura. Procure urgente um nutricionista funcional.

      Espero ter ajudado.

      Ft. Dalmo Dias

  27. Shirley Luciano Link Permanente
    18/09/2012 5:16

    Olá Dr. Dalmo, meu nome é Shirley, tenho 42 anos e estou passando por isso já a alguns meses. minhas dores começaram no tendão do dedão do pé direito até que finalizou no calcanhar, sofro muito pela manha, mal consigo pisar no chão. minha dúvida é: essa dor é na mesma perna em que fui parcialmente diagnosticada com artrose de joelho, desgaste de cartilagem não qual o maior incomodo no momento seria dor ao subir e descer escadas e fortes estalos ao flexionar os joelhos, tipo areia entre os ossos, o médico inicialmente me indicou diacereína, gostaria de saber se esse medicamento pode melhorar também essas dores e inflamações do calcanhar. Quero muito de começar a caminhar pois sou sedentária, tenho 1,60 e 66 kg. tenho que perder peso e sei que isso já está acontecendo por conta de uma angústia, ansiedade, insonia e falta de apetite, não gosto de tomar remédios controlados pois tenho muito medo de viciar. Quero caminhar, não posso, quero pedalar,só se o cilindro da bicicleta estiver alto e ainda com muita cautela, sou dona de casa e não consigo e isso está afetando muito em meus afazeres, me ajude por favor.

    • 20/09/2012 22:43

      Olá Shirley, primeiramente obrigado por entrar em contato comigo e me perguntar. Bem, no seu caso, te oriento a procurar um especialista (reumatologista) que te passará uma medicação para essa sua Gonartrose (artrose do joelho), essa “areia” que você sente é pelo desgaste. É necessário identificar se o melhor caminho não seria uma artroscopia de joelho (cirurgia rápida e com boa recuperação) para “limpar” a articulação.

      Em relação a dor no pé, acredito que só vai melhorar com a perda do peso e isso não quer dizer que você tenha necessariamente que caminhar ou pedalar, você pode fazer alguma atividade na água ou somente reeducar sua alimentação procurando uma nutricionista. Depois disso, deve tomar a medicação correta e procurar um fisioterapeuta para tratar essa lesão. O tratamento é longo e lento, mas funciona. Outra possibilidade é utilizar palmilhas com gel que vende em algumas casas de produtos ortopédicos e/ou médicos.

      Espero ter ajudado, melhoras!

      Ft. Dalmo Dias

  28. Ricardo Geraissate Link Permanente
    25/09/2012 15:10

    Boa tarde Dr. Dalmo! meu nome é Ricardo tenho 30 anos, eu sofro com esporão já a mais de 3 anos, e me trato com fisioterapia a mais de 1 ano, já me tratei com gelo, água quente, gelo e água quente, alongamento e já tomei infiltração, já tem mais de 5 messes que não ando normalmente só de muletas, agora sinto dor da fascite, do esporão e o tornozelo fica inchado já usei calcanheira e palmilha não sei mas o que faço, espero que possa me ajudar. Desde já agradeço a atenção.

    • 25/09/2012 23:13

      Olá Ricardo, obrigado por perguntar! O tratamento que você está seguindo a princípio está correto, mas uma coisa me chamou a atenção, você não falou seu peso e altura. A compressão se deve muito pelo peso excessivo. Sobre o tornozelo inchado, isso se deve ao fato de você não realizar a marcha de forma correta, efetuando a bomba da panturrilha que ajuda a drenar o líquido proveniente do retorno venoso.

      Caso você more no Rio de Janeiro, pode entrar em contato comigo e dar um pulo lá na clínica para tentarmos novos tratamentos. Grande abraço! Ft. Dalmo Dias

      • Ricardo Geraissate Link Permanente
        28/09/2012 14:13

        Boa tarde Dr. Dalmo! Obrigada por ma responder e pelo convite morro sim no RJ, fico aguardando o endereço da clínica e ou o tel de contato , bom eu tenho 1,75 e peso aproximadamente uns 83 Kg nos dias de hoje, pois como eu disse anteriormente estou a uns 5 messes andando de muletas pois antes disso eu pesava apenas 78, 79 Kg não passava disso, e era isso que espantava os médicos.

  29. 21/10/2012 10:47

    Gosto muito de jogar bola tenho 49 anos , tirei raio x para saber se tinha esporão mas não acusou. o mesmo raio x acusaria fascite plantar ?

    • 21/10/2012 13:02

      Olá Artur, obrigado por perguntar! O RX não acusa fascite plantar, pois trata-se de uma inflamação na fascia que é parte mole. A radiografia só consegue visualizar ossos. Para melhor diagnóstico, seria interessante solicitar ao seu médico uma Ultrasonografia ou uma ressonância nuclear magnética. Espero ter ajudado, Ft Dalmo Dias

  30. 22/10/2012 19:21

    Fascite plantar tem cura , é verdade que ela uma doença degenerativa.

    • 31/10/2012 12:58

      Dr, Dalmo tenhu dor de baixo do calcanhar dereito quando piso firme no chão ! e meu chinelo ta bem gasto nos calcanhares ! sera q pode ser o chinelo?

      • 25/03/2013 23:48

        Olá Angelo, obrigado por perguntar e desculpe a demora. Pode ser o chinelo, mas pode ser também um esporão. O ideal é procurar um reumatologista e fazer os exames que ele deve passar. Abraços Ft. Dalmo Dias

  31. antónio carneiro Link Permanente
    08/11/2012 13:48

    boas dr Dalmo Dias, eu acordo, ponho os pés no chão e o peito de pé (mesmo um pouco acima dos dedos pequenos) doi-me quando começo a andar, depois passados uns 1 a 2 minutos aquilo passa, mas quando paro e fico em posições inconvenientes (estou a comer à mesa nunca ponho os pés no chão, mas sim nas traves de madeira da minha cadeira, as vezes estou no portátil e dobro as pernas , assentado tipo chinês) a dor volta quando volto a andar, mas logo desapareçe, isto só me aconteçe no pé direito, no esquerdo lá aconteçe de tempos a tempos (mas com menos dor), já estive pior, começei a tomar um medicamento sem prescrição médica que é um anti inflamatório não esteroide que se chama airtal (não sei se conheçe, mas pronto), as dores passam… mas uma pessoa não quer andar sempre agarrada a medicamentos, sabe mais ou menos o que é que seja???
    cumprimentos, antónio carneiro

  32. antónio carneiro Link Permanente
    08/11/2012 13:58

    boas outra vez, mas o pé não apresenta inchaços nem nada que se pareça, fui ao indireita, ele pôs-me na altura as linhas (tendões) no sítio, o senhor que me fez isso, é mesmo um dos melhores portugal, tem aquela capacidade de curar as pessoas porque sente as coisas, eu tambem tenho essa capacidade de curar pessoas, tipo entorses nos pés e nos pulsos, costelas deslocadas, massagens de modo a desfazer os nós que os musculos contraiem ou originam, também aprendi com esse senhor a fazer o tratamento de ventosas em mialgias e micro rupturas que os musculos possam ter, eu sei fazer essas coisas, ajudo as pessoas sem fins lucrativos, não quero dinheiro na volta, mas esta questão do pé o senhor em questão indicou-me o airtal e disse-me que se não curasse, ele disse-me para aqueçer agua salgada (não ferver, porque senão o iodo da agua desapareçe) e por os pés em banho maria, a dor não me mata, mas incomoda um pouco pela a manhã, também começei a ver se liquidificava o sangue a comer 2 bananas por dia para ver se obtenho magnesio (o magnesio ajuda a liquidificar o sangue), quando não como bananas, bebo um copo de agua com um capsula de magnesio (aquilo sabe a limão), mas será que isto têm a ver com alguma falta de irrigação de sangue até as pontas dos pés???
    fico a espera de uma resposta sua doutor, o que sei de medicina é apenas natural e não segui medicina porque a minha paixão pelos os motores foi maior, mais uma vez, também arranjo motas (harleys e triumphs) sem fins lucrativos, faço aquilo que gosto, ajudo as pessoas naquilo que posso, cumprimentos uma segunda vez doutor, antónio carneiro

    • 25/03/2013 23:52

      Olá Antonio, obrigado por perguntar e desculpe a demora. Pelo que entendi, parece ser uma tendinite nos tendões extensores dos dedos. Procure um reumatologista, faça os exames e faça o tratamento convencional com remédio e fisioterapia em um local sério. Abraços, Ft. Dalmo Dias

  33. Adriana Link Permanente
    28/11/2012 20:57

    Dr. esses problemas estão ligados diretamente ao peso? Porque sou magra e sofro demais com dores no calcanhar, no peito do pé e na perna direita. Tenho uma sensação se estar pisando em brasas etambém parece uma inframação. Por favoe Dr. me diga o que devo fazer. Um abraço e parabéns por ajudar quem precisa. Obrigado.

    • 25/03/2013 23:56

      Olá Adriana, obrigado por perguntar e desculpe pela demora. O seu problema não parece com um esporão, mas sim com uma nevralgia. Procure um neurologista e conte o que vocês está sentindo. Abraços, Dalmo Dias

  34. Ester Oliveira Silva Link Permanente
    22/01/2013 14:16

    Amei o seu blog. Ajudou muito nos esclarecimentos do meu problema de esporão. Obrigado pelos detalhes bem fartos e ao mesmo tempo simples de entender. abraços da Ester de Sepetiba-RJ.

  35. 06/02/2013 11:51

    Olá Dr.Dalmo, estou com esse poblema já 3 semanas, no dia que deu ficou meio rocheado o local, coloquei bastante gelo aliviou um poco mais continua a dor corro um pouco no futebol não aguento a dor. tem como me indicar um tratamento p/ esse poblema de esporão calcaneo. obrigado……

    • 25/03/2013 23:58

      Olá Elcio, obrigado por perguntar. No seu caso, primeiro você deve ir a um médico reumatologista que vai lhe indicar o remédio que vai acompanhar a fisioterapia. Você deve seguir todo o tratamento de fisioterapia que é muito demorado e NÃO JOGAR FUTEBOL até acabar. O tratamento deve durar uns 8 meses! Abraços Dalmo Dias

  36. fatima cruz Link Permanente
    23/02/2013 14:16

    OLÁ DR. DALMO, TENHO 52 ANOS E FAZEM 2 ANOS QUE TENHO FORTES DORES DEBAIXO DO CALCANHAR DIREITO E NO ESQUERDO (MAIS FORTE A DOR DO CALCANHAR DIREITO), TRABALHO EM ESCRITORIO, FICO SENTADA O DIA TODO, TODA VEZ QUE LEVANTO DA CADEIRA, NÃO CONSIGO ANDAR DIREITO DE TANTA DOR. LEVANTO TODO DIA JÁ SEM CONSEGUIR PISAR NO CHÃO. FUI NO MÉDICO E ME PASSOU O” MIOSAN”, MAS ME DEIXOU MUITO MAL, TIROU ATE O MEU SONO. FAÇO ALONGAMENTOS, MAS NAO ADIANTA NADA. EXISTE ALGUM REMÉDIO QUE EU PODERIA TOMAR PRA ACABAR COM ESSAS DORES? POR FAVOR ME AJUDE!! MUITO OBRIGADO. FÁTIMA.

  37. 09/03/2013 14:25

    Dr. Tem alguns dias que começaram umas dores nos meus calcanhares, somente quando acordo ou fico muito tempo sentada, quando levanto dói, e depois quando começo a andar passa, não sei o que é, estava pensando que o motivo era sedentarismo, pois não estou fazendo muitas caminhadas, não estou acima do peso, tenho 1,60 cm e 53,600kg. o que deve ser. Desde já agradeço sua atenção.

    • 26/03/2013 0:02

      Olá Diana, obrigado por perguntar e desculpe a demora. Pelo relato, parece muito com esporão ou fascite plantar. Você deve procurar um médico para realizar os exames que diferenciam essas duas patologias. Abraços, Dalmo Dias

  38. 11/03/2013 1:47

    OLa ,por favor me ajudem eu sou atleta tive que deixar de me exercitar a umns dois meses por causa de um esporao ,trabalho em pe sinto muita dor o que faço ,ja tomei remedio ,faco alongamento mas parece que nao esta adiantando so um milagre. me indicaram tenoxicam mas ,nao sei se é bom me ajudem estou desesperada com essa dor ,

    • 26/03/2013 0:03

      Olá Luciana, obrigado por perguntar e desculpe pela demora. Você já procurou um bom fisioterapeuta? Você falou que fez tudo, menos fisioterapia. Associe o remédio à fisioterapia e você terá o resultado que espera. O tratamento dura uns 8 meses! abraços Dalmo Dias

  39. 13/03/2013 13:39

    Fui orientado por um ortopedista a fazer natação e fortalecimento muscular e se caso correr utilizar paunilha de gel no calcanhar e em piso de grama(tenho fascite plantar)os resultados foram bons,mas dor é dor ela diminui mas não passa. Clayton Vieira

    • 26/03/2013 0:04

      Olá Clayton, obrigado por perguntar. Não passa porque você só está fazendo o paliativo. Você deve procurar um fisioterapeuta em sua cidade e seguir o tratamento. Abraços Dalmo Dias

  40. 25/03/2013 22:53

    Boa noite Dr Dalmo,estou com 3 esporões nos dois pés,fui a 3 ortopedista já fiz duas infiltração e nada fui a agora para outro ortopedista e ela me passou aceclofenaco já tomei 10 comprimidos e ainda meus pés doem muito e estou fazendo fisioterapia com ondas de choque,queria saber se estou no tratamento certo e se isso tem cura pois não aguento mais essa dor,pois trabalho em pé,peso 60 quilos e tenho 1,62 de altura e tenho 32 anos e já faz 1 ano e 5 meses que estou assim já tomei vários anti-flamatorios,me ajude por favor.

    • 26/03/2013 0:07

      Olá Gilmara, obrigado por perguntar! No seu caso a dor já se torou crônica pelo tempo que a possui. Acredito que o tratamento fisioterapêutico com Laser, US e bastante liberação miofascial (muscular) possa te ajudar mais do que ondas de choque, porém cada profissional tem sua conduta. Siga o tratamento religiosamente que em mais ou menos 8 meses você deve ter o resultado esperado. Abraços Dalmo DIas

  41. Luciana Link Permanente
    26/03/2013 10:43

    Bom dia ,obrigado por responder ,esqueci de dizer to fazendo fioterapia com parafina e turbilha e bom?

    • 26/03/2013 22:24

      Bem, parafina não é utilizado em clínicas especializadas, porém é um tratamento sim. Turbilhão também é meio antigo. Acredito que uma fisioterapia com aparelhos analgésicos e anti-inflamatórios traria mais resultados, porém cada profissional tem sua conduta. Espero que você melhore. Abraços Dalmo Dias

  42. 05/04/2013 11:29

    porque o fisioterapeuta não pode passa remédio?

    • 25/08/2013 11:17

      Olá Natali, de acordo com a legislação do COFITO (Conselho Federal de Fisioterapia), não compreende atuação do Fisioterapeuta, pois não estudamos a composição e a ação de remédios em nossa formação. Abraços Ft. Dalmo Dias

  43. TATIANE Link Permanente
    08/05/2013 21:22

    Doutor eu estava trabalhando em um lanchonete, depois de 2 meses começei a sentir muita dor no calcanhar e na fácsia plantar!! fiz um raio x so que deu resultado negativo a esporão! Faz 2 anos que eu sofro com essas dores parece que as vezes to tendo um choque no caclanhar como se tivesse matelando um prego, sinto dores horriveis meu pé também fica inchando muito!! eu tenho uma palmilha de silicone so que eu não encontrro um sapato adequado pra mim ta usando!!! me ajuda o que eu faço!!

    • 08/05/2013 21:42

      Olá Tatiane, obrigado por perguntar! Bem o esporão é diferente da fasciíte plantar. Uma pode não ter relação com a outra. A fasciíte é uma inflamação na fáscia que recobre a musculatura da sola do pé e isso pode estar causando sua dor na inserção dessa fáscia. Você deve procurar um reumatologista e ele vai decidir qual medicação você deve tomar. Em paralelo a medicação, você deve fazer fisioterapia sem faltar e a maior quantidade que conseguir. O tratamento é demorado, mas dá um bom resultado. Espero ter ajudado, Ft. Dalmo Dias

  44. 14/05/2013 18:20

    Boa noite, sou um jogador velocista então recebi um lançamento de uns 15 metros e dei um pique quando dominei a bola (apoiando o meu pé direito ) senti uma dor forte bem embaixo do meu pé perto do calcanhar e sinto dor não consigo apoiar o pé no chão sem sentir dor o que pode ter acontecido e quanto tempo de posso voltar a jogar ou a correr ????? abraço

  45. 14/05/2013 18:27

    outra coisa doutor o piso é de futsal, e qual o tratamento e o tempo de recuperação. por que semana que vem começa o campeonato aqui na minha cidade preciso da sua opinião abraço

    • 14/05/2013 22:06

      Olá Ivan, obrigado por perguntar. Com esses dados fica um pouco difícil ter um diagnóstico preciso do que você adquiriu. No caso de um esporão, o mesmo já estaria se desenvolvendo a muito tempo e nesse momento você apenas o sentiu. No caso de uma fasciíte plantar, com o trauma direto (do calcanhar no chão), pode ter desenvolvido uma inflamação. Deve lhe falar que você deve procurar um ortopedista e realizar um exame de imagem para saber a gravidade, só depois disso, podemos traçar um tratamento e saber quanto tempo deve permanecer sem jogar. Espero ter ajudado! Ft. Dalmo Dias

      • 15/05/2013 17:30

        muito obrigado ja vou marca um ortopedista, mas foi bem no momento do impacto

  46. José Messina Link Permanente
    31/05/2013 23:27

    Caro Dr. minha dor é cerca de de dois centímetros acima do calcanhar esquerdo (pé de apoio) doí dos dois lados, porém mais do esquerdo do tendão, na aparência parede ter uma “bolinha” entre o osso do calcanhar e o tendão. Jogo futebol society, após 15 minutos começa a dor e fica muito dolorido por dois ou três dias (passa a dor), porém quando jogo novamente a mesma coisa.Observei recomendações sobre reumatologista e luz laser, também pesquisei sobre ondas de choque. Solicito algum comentário sobre estes sintomas com base em sua experiência. Obrigado!!

    • 25/08/2013 11:22

      Olá José, primeiramente peço desculpas pela demora, mas casei, fiquei fora durante algum tempo e agora estou com muitas dificuldades de acesso a internet em minha nova residência, além da falta de tempo. Bem, pelo seu relato, me parece uma calcificação no tendão do calcâneo, bem na inserção. Isso de desenvolve pela força que o tendão faz na inserção e talvez por um desequilíbrio de calcio em seu organismo. Te oriento (se é que ainda está com o problema), a procurar um reumatologista e realizar bastante fisioterapia para tentar minimizar essa calcificação. Abraços Ft. Dalmo Dias

  47. simone de souza santos Link Permanente
    21/07/2013 10:26

    bom dia dr. me chamo simone tenho facílit plantar do calcâneo esquerdo faço tratamento ortopédico ,mais não estou vendo resultado, a minha dor só era na sola do pé esquerdo agora sinto uma dor insuportável na parte de cima do pé em direção a todos os dedos tem dia que no trabalho eu fico mancando o dia inteiro pois trabalho em pé o dia inteiro só sento na hora do almoço.já fiz infiltração e tomo medicamentos a fisioterapeuta me falou que não adianta fazer a fisioterapia e levar tanto tempo em pé no trabalho pego ás 07:00 hs. da manhã e só paro para almoçar ás 13:00 o que faço

    • 25/08/2013 12:05

      Olá Simone, primeiramente desculpe pela demora na resposta, mas estive fora e estou com dificuldades de acesso a internet. Não concordo com sua fisioterapeuta que lhe disse que não adianta. Claro que adianta, basta seguir o tratamento medicamentoso e não faltar as sessões de fisioterapia. Te oriento a procurar um reumatologista e outra fisioterapeuta que trabalhe com laser, terapia manual e fortalecimento dos músculos corretos, com intenção de equilibrar essa musculatura. Abraços Ft. Dalmo Dias

  48. 15/08/2013 2:41

    Tbm tenho fascite plantar,e trabalho justamente na cirurgia ortopédica de um grande hospital aqui no Rio,isto significa que tenho um acompanhamento muito bom,ja passei por 10 dias de diclofenaco (cataflan),nda adiantou,me receitaram cetofrofeno 10 dias tbm,melhorou,mas so enquanto estava sob o efeito do remédio,e nada…agora as dores estão tao fortes que se espalham pela parte superior externa do calcanhar e sobe para a panturrilha,indo ate a parte de tras do joelho,ja fiz fisioterapia,regularmente coloco gelo,alongamento é quase q o dia todo pois parece q meu tendão vai se estirar…mas engraçado que qndo faço esteira ñ sinto nada…ñ aguento mais andar na ponta dos dedos…

    • 25/08/2013 12:07

      Olá Renata, tem alguns remédios que realmente são muito fracos para o tipo de inflamação. Em relação a fisioterapia, é necessário o tratamento com aparelhos e terapia manual, além do fortalecimento de alguns músculos. Seria interessante a prática de Pilates também. Temos um resultado muito bom! abraços Ft. Dalmo Dias

  49. Sônia Regina Link Permanente
    27/08/2013 16:06

    Agora consegui entender o que tenho.
    Obrigada.

  50. 31/08/2013 23:51

    Dr, minha mãe passou por duas cirurgias de calcaneo,esta com este tratamento a mais de 1 ano, faz fisioterapias diariamente e nada, médico informou que não tem mais nada a se fazer, mas ela esta com dores constantes, e agora esta com uma dor na garganta e no ouvido, não consegue permanecer por mto tempo de pé, o que ela deve fazer?

  51. Rossana Pereira Machado Link Permanente
    07/09/2013 21:47

    tenho esporão plantar já fiz várias formas de tratamento!!medicamentos ,fisio,trabalho em pé o dia inteiro!!e não paro nunca tem horas que tenho vontade de chorar de dor.Gostaria de saber se posso entrar em laudo até melhorar!!porque não posso viver só de atestado no trabalho tenho 12 anos de trabalho na mesma loja!!obrigado!!!

  52. PEDRO PIRES DE GOUVEA Link Permanente
    02/10/2013 13:21

    DR. DALMO,QUEBREI O TORNOZELO EM UM ACIDENTE, OS MEDICOS COLOCARAM FIXADOR, DEMOU TIRAR E NÃO CONSIGO PISAR COM O CALCANHAR NO CHÃO, QUAL A FISIOTERAPIA INDICADA

  53. Amaury Jr. Link Permanente
    06/10/2013 8:52

    eu sou jogador de futebol, eu estava treinando quando eu tomei a bola do companheiro e fui dar uma arrancada,deu um estalo debaixo do meu pé. Eu até pensei que tinha sido a sola da minha chuteira que tivesse descolada no mesmo instante parei com a atividade e fiz uma consulta com o Ortopedista e ele me submeteu um exame de ressonância magnética que constou no laudo ruptura parcial da fáscia plantar. o que eu devo fazer? o dr me passou uma bota ortopédica para eu usar durante 45 dias e já tem mais de um mês que aconteceu essa lesão e gostaria de saber quais os métodos que eu devo tomar? Eu vou voltar a jogar futebol?

  54. 02/12/2013 19:29

    Boa noite, Dr, meu nome é Adilson Almeida, tenho 44 anos, estou operado do tendão de aquiles já faz 4 meses. Segundo o médico que me operou, o meu tendão não rompeu, ele arrancou do calcanhar. passei três meses com o pé imobilizado. Estou com uma semana que iniciei as sessões de fisioterapia, mas precisamente, fiz 9 sessões. O problema é que o meu fisioterapeuta disse que estou com o pé muito rígido, devido o tempo sem botar o pé no chão. agora estou sentindo dores abaixo do calcanhar, nesta parte que parece uma almofada. quando acordo, dói muito, quase não consigo andar, depois de uns 10 passos, é que a dor alivia em 40%. e todos os dias é assim basta eu parar e a dor falta me tirar o fôlego. o meu fisioterapeuta disse que mesmo com dores, eu tenho que ir botando o pé no chão. o senhor pode me indicar algum anti inflamatório ou algum coisa que possa fazer em casa, para aliviar estas dores? muito obrigado.

  55. 20/12/2013 11:44

    Informações sobre esporão e fasciite, pela net tem de monte. Mas aqui, além de tudo bem explicadinho, foi o único lugar que vi as pessoas terem suas dúvidas respondidas pelo autor do blog!
    Sofro de esporão e fasciíte há muitos anos e já pesquisei muito, mas muito mesmo! Por esse motivo não pude deixar de comentar por aqui.
    Voce está de parabéns!
    Desejo muito sucesso pq vc merece!!!

  56. Edlene Bezerra Link Permanente
    10/03/2014 15:21

    Ano passado senti uma enorme dor no calcanhar,fiz uma radiografia e foi diagnosticado esporão de calcâneo. Na terça de carnaval acordei com a perna totalmente dormente e após uma hora essa dormência foi substituída por uma dor horrível no calcanhar. A dor percorria em alguns momentos toda a extensão do pé, depois com o esforço para caminhar senti que minha panturrilha dolorida e minha virilha. Não tem edema nenhum más quando caminho uns 100 metros sinto uma dor que além do pé sobe cansando a panturrilha e virilha. Por favor me responda ando tão preocupada, pensei até na possibilidade de ser uma trombose venosa.
    Pior que não tive repouso esses dias e continua doendo,fiz muito esforço físico.
    Quando estou sentada a dor até passa más ao caminhar o problema surge.Sinto dor apenas o pé quando estou deitada,nada na perna.
    Esqueci de informar que o problema é no pé e perna esquerda.
    Agradeço bastante sua ajuda.

    • 10/03/2014 16:02

      Olá Edlene, obrigado por entrar em contato comigo. Seus sinais e sintomas correspondem ao esporão de calcâneo. Para saber se além disso você tem uma trombose, você deve atentar para os sinais da trombose, que são: vermelhidão na região da panturrilha, panturrilha dura, quente e dolorida.

      Caso não tenha esses sintomas, não se preocupe com isso, mas se quiser, procure um angiologista para ter certeza que não tem nenhum problema circulatório ou varizes.

      Em relação ao seu problema, você deve procurar um reumatologista e se dedicar a fisioterapia, além de perder peso, porque a pressão que é exercida sobre o seu calcanhar é muito maior agora com esse sobrepeso. Não se preocupe, com muito repouso, fisioterapia e alimentação saudável, você acaba com essa inflamação e leva uma vida normal.

      Se precisar de mim, estarei em meu consultório em Bonsucesso na Av. Paris 137 sala 303, tel 3244-3232. Grande abraço Dalmo Dias

  57. Edlene Bezerra Link Permanente
    10/03/2014 15:31

    Dr. vale lembrar que tenho 1,65 mt e estou com 70 kg. Bem acima do peso que tinha anteriormente. E tenho 42 anos. Por favor me ajude.
    Um abraço

  58. Luciano Cerqueira Link Permanente
    16/03/2014 17:41

    Dr Dalmo, tenho 54 anos, pratico Natação, corrida e musculação moderadamente durante a semana, também com o objetivo de jogar Futebol no Sábado em campo gramado.
    Desde 4 meses atrás , foi diagnosticado pelos Médicos após exames de Rx e RM do Pé esquerdo um esporão calcaneo possivelmente ocasionado pelo encurtamento do músculo posterior da coxa.
    faço disciplinarmente fisiterapia e fortalecimento, troca de tênis, palmilhas personalizadas e etc. Consequentemente as dores e sintomas desaparecem totalmente. Volto a nadar, correr e etc sem problema, jogo também toda uma partida de futebol normal, sem sentir absolutamente nada, entretanto , após 24 hs da referida partida reinicia gradativamente todo o processo inflamatório na incerssão do Esporão Calcaneo, consequentemente acompanhado de dores e passando a andar mancando.
    Vale salientar que, os tendões e etc. se mantém íntegros.
    Essas reincidências ocorreram por 4 vezes nas mesmas circunstãncias acima citadas.
    Diante, Solicito a sua valiosa orientação e se possível uma solução.
    Grato,
    Luciano Cerqueira
    Salvador, Bahia

    • 18/03/2014 2:08

      Olá Luciano, obrigado por perguntar. O seu caso é típico de quem tem 54 anos. O nosso organismo vai perdendo a capacidade de se recuperar totalmente à medida que ficamos mais velhos. Isso não quer dizer que não exista a possibilidade de cura. Existe sim, mas na minha opinião, é mais demorada, basicamente talvez o dobro do tempo. Sugiro que dê um tempo em todas as atividades que você faz, e apenas trate, com medicamentos (sugeridos pelo reumatologista) e trabalhe firme com um bom fisioterapeuta particular (fuja das clínicas que aceitem planos de saúde). Após, faça um fortalecimento de alongamento de toda parte inferior, já que os equipamentos de corrida e treino você já possui. Pilates também é uma boa pedida. Tenho certeza que conseguirá se curar desse problema. Obs: Um tratamento para esporão pode durar meses e até o ano todo. Boa sorte no seu tratamento e espero ter ajudado. Abraços Dalmo Dias

  59. José Carlos Link Permanente
    01/04/2014 14:05

    Olá Doutor, Tenho 29 anos, e possuo uma calcificação calcanea no calcanhar direito. Ja tenho isso a alguns anos, e até já procurei um médico, ele descartou a cirurgia e solicitou fisioterapia. Fiz na época, e aliviou bastante. Jogava futebol duas vezes por semana, sendo uma delas futsal, onde há mais impacto, e o jogo é mais “pegado”. parei com o futsal, e estava bem até mês passado.
    A um ano, jogo duas vezes por semana, em grama sintética, e faço natação. novamente estou sentindo dores, porém são dores diferentes das que sentia da vez anterior, anteriormente, se tocasse no local da calcificação, sentia dores, hoje posso tocar o lugar, sinto dores, mais leves e algumas vezes lateja. O que me incomoda mais, é o tendão de aquiles, sempre o dia após os jogos, sinto dores nessa região. Será que uma coisa tem a ver com a outra?

    • 01/04/2014 14:20

      OLá José Carçlos, obrigado por perguntar. Tem tudo a ver uma coisa com a outra. Seu tendão está calcificado, isso quer dizer que ele não tem a flexibilidade normal para um tendão. Se ele não tem flexibilidade, a mecânica dele está alterada, gerando tensão em locais indevidos. Essas tensões geram microrupturas, evoluindo para um tendinite calcária. Sugiro que você cuide dessa calcificação com fisioterapia e faça muito alongamento, muito mesmo. Te oriento a procurar um estúdio de Pilates. Acredito que você vá melhorar.

      Se você for do RJ, pode nos procurar em Bonsucesso na Flexibile Wellness. Espero ter ajudado. Abraços Dalmo

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

